Como funcionam as aulas
- As aulas são ministradas uma vez por semana, com duração de 1 hora.
. - No primeiro mês o aluno tem um treinamento de respiração e consciência corporal, para aprender o sopro correto para o canto.
. - Depois, são introduzidos exercícios de fortalecimento da musculatura envolvida no canto. São atividades que irão desenvolver a percepção dos diversos registros e exercícios para fortalecimento das pregas vocais, interpretação, trinados, melismas, entre outros.
. - A partir do segundo mês de treinamento, o aluno passa a trabalhar com músicas, que são gravadas durante a aula para que ele tenha a exata noção de seus erros e acertos. Esta prática garante que o aluno aplique o que aprende nos exercícios e não deixe a prática de lado.
Para ser um bom cantor, é preciso estudar!
Muitos cantores populares não vêem a necessidade de um treinamento vocal, achando que podem cantar “no instinto”. Acham que a técnica vocal só se aplica a cantores líricos.
Com o passar dos anos, muitos professores de técnica vocal têm se especializado na educação das vozes de cantores populares também, pois muitas músicas em diversos estilos, como Rock e Pop, entre outros, possuem interpretações muito complexas que exigem um bom treinamento e condicionamento do artista e de seu aparelho fonador.
No Brasil, a cultura vocal ainda é muito limitada. Geralmente, crescemos ouvindo cantores cuja técnica é pouco apurada e o nosso som ainda é muito baseado no ritmo e com melodias vocais pobres. Isso acontece pelo fato de que muitos compositores precisam cantar para sobreviver e como não são grandes cantores, eles acabam limitando estas músicas em tons e interpretações.
Quando um de nós se interessa em cantar músicas americanas, por exemplo, sentimos uma grande dificuldade de conseguir o mesmo resultado, podendo até mesmo pensar que eles têm uma “goela” diferente da nossa.
Não é nada disso! A cultura do canto em outros países é mais avançada e a forma de se cantar é mais elaborada no sentido de extensão vocal e técnica no uso da voz. Daí, até que cheguemos perto desse resultado, temos que reaprender muito do que pensamos e da forma como agimos em relação à respiração, colocação da voz, fonética, etc. Enfim, um grande número de detalhes que depois de um treinamento sério e em longo prazo trarão o alcance de outro resultado e outra postura em relação ao canto.
Observações do Professor
É preciso ter em mente que é treinamento de médio a longo prazo e que a expectativa pode atrapalhar muito o aluno.
A aula dura 1 hora, mas não é o suficiente para fazer de alguém um bom cantor. A frequência dos estudos em casa, de respiração principalmente, farão toda a diferença na evolução! Como sempre digo, é você que tem que fazer e aprender a se corrigir!!!
Aqui não tem preconceito musical. Tenho minhas preferências, mas você pode cantar todos os estilos, desde MPB, passando por sertanejo, samba, pop, rock até heavy metal. \m/
Outro ponto que acredito muito é no trabalho conjunto entre o otorrinolaringologista, o fonoaudiólogo e o professor de canto na formação e manutenção de um bom cantor. Acho que devemos cada vez mais buscar essas parcerias para ajudar nossos alunos e desenvolver cada vez mais a arte do canto em nosso país.